segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Passando a Régua - Ed. n. 871

Coluna publicada na edição nº 871 do Jornal Diário do Norte

"Somos o que somos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos".

Eduardo Galeano

Dia do Mágico
No dia 31 de janeiro é comemorado o Dia do Mágico, este artista que faz muito mais do que tirar coelhos da cartola ou fazer desaparecer um lenço. A data é em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição era também um mágico. A magia sempre esteve presente na história da humanidade. O homem pré-histórico desenhava animais nas cavernas, como se assim os pudessem materializar. A isso os pesquisadores chamam de realismo mágico. Ao longo do tempo, o conceito de magia foi evoluindo. A arte de iludir, que já foi chamada de escapismo, é usada hoje, basicamente, como entretenimento. Ela cria ilusões que surpreendem, sobretudo porque o mágico faz algo que escapa à lógica comum, como se tivesse poderes sobrenaturais. (Fonte:
www.clickgratis.com.br)

2ª Fictur
Vem aí a 2ª Feira da Indústria, Comércio e Turismo de Uruaçu e Região (Fictur). Será de 8 a 11 de fevereiro, na Cepalur [feira coberta]. Um evento com a assinatura da Aciau.

21 de janeiro
Dia Mundial da Religião - A religião acompanha a história do homem desde a época mais remota. Independente da designação que receba, ela se baseia sempre em rituais praticados sozinho ou em grupo e na crença em uma força maior, para a qual são dedicados sentimentos de amor, confiança ou respeito. Todos os grupos sociais no mundo inteiro têm suas religiões. O que elas costumam ter em comum é a fé em um ser superior, a intermediação de um sacerdote com essa força além da humana e um senso de comunidade, de conjunto. A maioria das religiões é teísta, mas o budismo, por exemplo, é não-teísta. De qualquer forma, teístas ou não, todas são calcadas em valores éticos e em uma visão do mundo. (Fonte:
www.ibge.gov.br)

Ateísmo
Com três cartazes com pensamentos bastante inusitados: "Religião não define caráter - Charles Chaplin não acreditava em Deus", "Religião não define caráter - Adolf Hitler acreditava em Deus" e "Religião não define caráter - Somos todos ateus com os deuses dos outros", a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) pede: "diga não ao preconceito contra os ateus". Os grupos que são vítimas de preconceito sempre sofreram com a afirmação de que são imorais: é o caso de mulheres, negros, homos­sexuais, e particularmente forte no caso de ateus. A palavra "ímpio" sig­nifica tanto "ateu" como "cruel" ou "que ofende os pais, a moral, a justiça" - assim como, no vo­ca­bu­lá­rio do racista, "de preto" é sinô­nimo de ruim. Reza o preconceito que religiosidade significa bondade e ateísmo significa maldade. O anúncio aponta como ambos os estereótipos são falsos. (Fonte:
www.atea.org.br)

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: