segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 853

Coluna publicada na edição nº 853 do Jornal Diário do Norte

"Você não vai conseguir ser espetacularmente bem-sucedido se não estiver disposto a falhar espetacularmente".

Biz Stone

Luto
Na manhã de 2 de setembro Fábio Cley (Uruaçu), professor de Karatê, fechou seus olhos para o mundo material...

Patriotismo
7 de setembro, feriado patriótico. Quem decretou? Por quê? Quais os objetivos reais para comemorar? Qual o significado ideológico? O que realmente representa para o "povo brasileiro"? O que é o "povo brasileiro"? Eis algumas das perguntas que geralmente não fazemos em relação a datas comemorativas como esta. O patriotismo vem à tona em momentos específicos como nas disputas futebolísticas internacionais, especialmente a Copa do Mundo, e também em momentos de tensão social e política. (...) Mas o patriotismo do 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil -, nos faz lembrar que somos livres. Independência é sinônimo de ser livre. E ser livre, nos remete a direitos e obrigações dentro de uma democracia. Sermos livres significa termos livre arbítrio. Para ser livre, preciso exercer meu livre arbítrio fazendo escolhas e, portanto, assumir as conseqüências de minhas escolhas. (Fonte: www.antonio-ozai.blogspot.com)

Cartilha eleitoral
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez da sua cartilha "Eleições 2010: O Chão e o Horizonte", um panfleto direcionado aos eleitores em geral, contendo 10 orientações para votar bem. O panfleto, que foi intitulado "10 Orientações da CNBB para Votar Bem", será distribuído em todo o País. O informativo já começou a ser distribuído pela Comissão Justiça e Paz às paróquias, as quais deverão fazer a distribuição aos fiéis ao final das celebrações eucarísticas. O material será distribuído também nas ruas e em outros locais públicos, pois a ideia é alcançar todos os eleitores, e não apenas os católicos. (Fonte: www.diocesedeuruacu.com.br)

Corrupção na fé
Precisa-se fazer uma 'assepsia religiosa' urgente... É assustador, gente! Igrejas e mais igrejas (católicos, crentes de todos os credos...) vendendo a alma ao diabo, digo aos políticos! Antigamente dizia-se ser um 'atributo' católico, mas hoje vemos pastores e mais pastores recebendo políticos em seus púlpitos ou locais de destaque... Por quê? Pra quê? Em troca de favores políticos (reformas e/ou construções de seus templos, dinheiro, poder, status etc.). Pelos menos os centros espíritas [ainda] não se corromperam... Quando isso acontecer... não sei não...

'Fim da censura'
O ministro do STF, Carlos Ayres Brito, concedeu liminar que libera os programas humorísticos de 'brincar' com candidatos a cargos públicos. A liminar concedida por Ayres Brito atende a Ação Direta de Inconstitucionalidade ingressada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT). (Fonte: http://www.cienciadapolitica.blogspot.com/)

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: