segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 849

Coluna publicada na edição nº 849 do Jornal Diário do Norte

"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes".

Abraham Lincoln

Inconstitucionalidade
Reaberta, desta vez na Comunidade Uruaçu (Orkut), o debate sobre a inconstitucionalidade da cobrança da iluminação pública em Uruaçu. A iniciativa do advogado Mariano Correia Peres, que promete analisar o assunto e adianta que “a lei padece de várias inconstitucionalidades.” Participe deste debate, opine, forme opinião...

Recomendação
Por orientação do presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Nestor João Masotti, ausente do país em viagem a Nova York, em evento que homenageia Chico Xavier, na sede da ONU, retificamos a informação transmitida no dia 2 de agosto, a respeito do Censo Demográfico 2010, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante dos novos esclarecimentos, obtidos em consulta direta ao órgão, pedimos considerar que, aos pesquisadores do IBGE, poderão ser respondidas as alternativas ligadas ao código 610, todas relacionadas a uma mesma opção: Espírita. A exemplo, poderão ser respondidas as opções Allan Kardec, Cardecismo, Cardecista, Kardecismo, Kardecista, Centro Espírita, Doutrina Espírita, Federação Espírita Brasileira e Espiritismo, entre outras. (Fonte: www.febnet.org.br)

Ainda o Censo
Pela primeira vez em todo o Brasil, o IBGE vai contabilizar casais homossexuais no Censo Demográfico 2010. A proposta do instituto é trazer informações atualizadas de acordo com as mudanças da sociedade brasileira nos últimos anos. Sendo assim a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançou a campanha ‘IBGE, se você for LGBT, diga que é!’. Será importante para a população brasileira como um todo ter consciência de que existem sim casais homossexuais e não dá mais para ignorá-los, fingindo a sua inexistência. Além disso, é importante para que o incentivo seja feito sobre Governo para que possa construir políticas públicas com base em um banco de dados oficial. (Fonte: www.infojovem.org.br)

Voto em trânsito
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, para as eleições de 2010, a possibilidade dos eleitores votarem fora de seus domicílios eleitorais, na escolha do presidente da República. Para isto, a pessoa deverá, necessariamente, estar no dia da eleição em uma das capitais do País. Além disso, o eleitor deverá se habilitar em qualquer cartório eleitoral entre 15 de julho e 15 de agosto, informando em qual cidade estará no dia da votação. Se a pessoa habilitada a votar em trânsito não estiver na cidade indicada para a votação, deverá justificar sua ausência. (Fonte: www.eleicoes.uol.com.br)

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: