domingo, 4 de julho de 2010

Câncer de mama em homens

Embora atualmente o câncer de mama atinja uma em cada vinte mulheres no Brasil, ela não é uma doença exclusivamente feminina, embora se admita que a maioria do público atingido seja realmente as mulheres. Apesar do baixo índice, a doença também se manifesta nos homens.

Quando comparado o índice de homens e mulheres atingidos pelo câncer de mama, os primeiro ficam em vantagem, ocorrendo em cada homem em comparação com cada cem mulheres. Apesar da baixa freqüência – e conseqüentemente do baixo grau de interesse da comunidade científica em estudar e explorar este tipo de manifestação na natureza – é cada vez mais fácil encontrar o depoimento de um homem que tenha sido acometido por esta doença. Sua baixa voz no mercado se deve puramente pelo grande preconceito da comunidade com relação à doença.

O câncer de mama irá em geral atingir o homem com idade mais avançada, se for o caso de acontecer. Em geral numa faixa superior aos sessenta anos, o homem desconhece a realização do auto-exame através do toque, o que dificulta o controle do tumor quando ainda em fase benigna, pois a maioria dos pacientes só vai procurar ajuda – quando procuram – quando o tumor já está em desenvolvimento avançado e as únicas soluções possíveis são a cirurgia e a radioterapia.

Quando conseguem vencer o preconceito contra si mesmo, o homem ainda precisa enfrentar o preconceito dos amigos e da sociedade. Se todos nós pudéssemos ser conscientes, talvez muitos homens poderiam cuidar-se melhor e evitar o desenvolvimento do câncer de mama em si mesmos.


.

Nenhum comentário: