segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 819

Coluna publicada na edição nº 819 do Jornal Diário do Norte

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima".

Dercy Gonçalves

Corrupção
A Revista Veja (edição 2.142, ano 42) ouviu cientistas políticos, filósofos, advogados e historiadores sobre "as raízes da corrupção". Levantamentos de entidades internacionais colocam o Brasil no patamar dos países com altos índices de corrupção. A impunidade é considerada a causa número um do problema, seguida por mais nove outras: morosidade da Justiça; distribuição política de cargos; conivência da sociedade; excesso de burocracia; caixa dois nas campanhas; ausência de políticas anticorrupção; falta de informação; tolerância política; e, falta de renovação. (Fonte: www.dihitt.com.br )

Samuzinho
O Projeto Samuzinho iniciado em Uruaçu há três meses concluiu os trabalhos do ano de 2009 em grande estilo: formou a primeira turma Samuzinho de Uruaçu. Foram 32 formandos com faixa etária de 6 a 12 anos, escolhidos entre os estudantes de várias escolas de Uruaçu. As crianças receberam noções de cidadania, meio ambiente, prevenção de acidentes, acidente de trânsito, dentre outros, sempre inspirados na imagem do Samu 192, verdadeiros heróis da criançada. A formatura foi no dia 16 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de Uruaçu.

Seminário
A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, realizou no dia 17 de dezembro, o 5º Seminário do Ensino da Arte. O seminário aconteceu no auditório da Faculdade de Educação da UFG, na Praça Universitária, e contou com palestras, debates sobre arte contemporânea, encontros com artistas, apresentações artísticas e lançamentos de livros sobre como contar histórias, ensino de artes visuais, dança, música e teatro.

Cultura
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 16 de dezembro, benefício no valor de R$ 50 semelhante ao vale-refeição, mas para ser gasto com livros, ingressos de shows, cinema ou teatro. O projeto do Ministério da Cultura, apelidado de vale-cultura, beneficiará trabalhadores com carteira assinada que ganham até cinco salários mínimos. A estimativa é que a iniciativa injetará R$ 7,2 bilhões por ano no mercado cultural do país. Pelo projeto, as empresas poderão deduzir até 1% do Imposto de Renda se aderirem ao programa até o exercício de 2014, ano calendário de 2013. O vale-cultura deverá ser concedido por meio de cartão magnético intransferível. O trabalhador contribuirá com 10% do valor do benefício, que não poderá ser contabilizado como remuneração, além de não constituir base de incidência de contribuição previdenciária ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e não se configura como rendimento tributável. (fonte: www.ofiltro.com.br)

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: