segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 817

Coluna publicada na edição nº 817 do Jornal Diário do Norte

"O futuro não nos traz nem nos dá nada. Nós é que, para construí-lo, devemos dar-lhe tudo".

Simone Weil

Cultura
Na noite de 10 de dezembro a Escola Estadual Filomeno Luís de França (Uruaçu) realizou a noite de autógrafos do Livro 'Poesias... a gente inventa, cria'. Uma coletânea de 100 poesias dos alunos do 5° ano, das professoras Silvone Vasconcelos e Clerismar Correia, sob a direção de Maria Alves. O evento aconteceu na própria escola, com diversos convidados prestigiando as declamações dos admiráveis artistas e coreografias.

AABB comunidade
A coordenação do Programa Integração Social AABB Comunidade realizou a 'Mostra Cultural e Pedagógica' dos educandos do programa em Uruaçu. Foi na noite de 10 de dezembro, na sede da AABB de Uruaçu, quando foram apresentados: desfile de moda com material reciclado, exposição de trabalhos artesanais, danças, poesias, roda de capoeira, teatro, dentre outras apresentações.

Semana da Bíblia
Comemora-se o Dia da Bíblia no segundo domingo do mês de dezembro e a Semana da Bíblia é a semana que antecede este dia. Em Uruaçu, as igrejas evangélicas comemoraram a Semana da Bíblia de 9 a 12 de dezembro, com leitura diária do livro sagrado, da Gênesis ao Apocalipse, num total de 90 horas de leitura e cultos todas as noites no encontro das avenidas Tocantins com Araguaia.

Conciliação
O Movimento pela Conciliação teve início no dia 23 de agosto de 2006. Naquele ano, o dia 8 de dezembro foi dedicado à mobilização do Dia Nacional pela Conciliação. A primeira Semana Nacional pela Conciliação ocorreu no ano seguinte, em 2007, de 3 a 8 de dezembro. Mais de três mil magistrados e 20 mil servidores e colaboradores se empenharam e mais de 300 mil pessoas foram atendidas. Para consolidar o Movimento pela Conciliação, o CNJ e seus parceiros realizam uma série de medidas. Uma delas foi a edição da Recomendação número 8, que sugere aos tribunais o planejamento e a viabilização das atividades conciliatórias.

Lions
Tomou posse como nova associada do Lions Clube de Uruaçu a professora aposentada Maria do Socorro Assunção, apadrinhada por Iracema Pereira Lopes. A solenidade de posse aconteceu na noite de 9 de dezembro, na sede do clube, sob a presidência de Cirinéa Tamietti Durães.

Aula magna
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo de Apoio Presencial de Uruaçu e a Unidade Universitária de Educação a Distância da UEG (UnUEAD) terão sua aula magna da primeira turma do curso de bacharelado em Administração Pública - Modalidade Educação a Distância no dia 15 de dezembro, às 19 horas, no auditório do Memorial Serra da Mesa.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: