quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como organizar melhor suas chaves e chaveiros

Chaves e mais chaves. Conforme fui me aproximando dos 30 anos, os chaveiros só cresceram. São as chaves de casa, do trabalho, do carro, da bicicleta, de gavetas & maletas, da correia do notebook, e tantas outras que nem consigo inventariar de cabeça.

Uma das maneiras que adotei para lidar com isso é ter mais de um chaveiro, o que traz conveniência mas pode reduzir a disponibilidade ou a segurança final da solução, dependendo das alternativas adotadas.
.

.
Mas mesmo com um chaveiro menor, reduzido às chaves de casa (2 portas em série + caixa de correio), do carro e do escritório (3 portas em série), às vezes é chato o processo de encontrar a chave certa, ainda mais quando algumas são parecidas e há fatores complicadores – escuro, pressa, etc. E é sobre algumas soluções para esta situação tão corriqueira que trataremos hoje.

Antes um esclarecimento: essa semana publicarei um post requentado (é um que eu publico já há 3 anos, sempre nesta época), mas achei que desde nosso recente acordo sobre a periodicidade ideal dos posts, e considerando o quanto vocês vem sendo bacanas quando peço feedback, vocês mereceriam este post extra de hoje.

.

Passos 1 e 2: reduzir e separar

Há quem carregue consigo um molho de chaves que parece aquele de chefes de zeladoria de locais de crime em filmes policiais: tem chave de tudo, desde a central de refrigeração do prédio até a mala de viagens usada só uma vez a cada 3 anos.
.

Organizador de chaves, adesivo, para 8 chaveiros – custa R$ 12 ali na papelaria da esquina

.

Se for o seu caso, pense se há necessidade de andar com tudo isso consigo, e no trabalho que você terá se perder este molho. Coloque em chaveiros separados por função (casa de praia, gavetas, portas auxiliares, etc.) as chaves que usa mais raramente, e aí guarde-os em um lugar seguro e fácil de lembrar. Pode ser a oportunidade de instalar um claviculário simples – como o da imagem acima – dentro de algum armário da sua casa – mas escreva os rótulos dos chaveiros sempre considerando a possibilidade de que uma identificação muito clara possa ser, em si, um risco à segurança caso o chaveiro caia em mãos erradas.

As chaves que sobrarem serão as que você terá que continuar levando consigo diariamente – talvez separados em 2 chaveiros, como acontece com quem tem excesso, ou mesmo prefere separar as chaves do carro para evitar danos ao contato da ignição (ou mesmo à lataria), entre outros motivos.
.
Passo 3: classificar e ordenar para facilitar

Escolher a chave certa nem demora tanto assim, mesmo que haja 5 chaves aparentemente iguais no chaveiro. O problema é que é comum precisarmos achar ainda mais rapidamente a chave certa – para aproveitar o elevador que já está no nosso andar, porque estamos apressados para ir ao banheiro, porque o telefone está tocando, porque é pouco seguro aguardar do lado de fora, etc.
.

.
Uma solução simples e que facilita até mesmo para achar a chave certa no escuro é colocar as chaves na ordem do seu uso comum, contando a partir do chaveiro. Quando você segura o molho de chaves pelo chaveiro, a chave que fica mais aparente (na foto acima poderia ser a amarela) deve ser a que abre a primeira porta no seu caminho para entrar em casa, e as demais ficam na ordem das portas correspondentes – assim, basta ir rotacionando conforme você avança.

Se o mesmo chaveiro tiver as chaves de mais de uma casa, ou de casa e do escritório, agrupe-as desta forma, mas cada um dos caminhos (o de casa e o do escritório, por exemplo) deve começar pelas duas extremidades do molho de chaves. Chaves que não sejam das portas do seu caminho (da bicicleta, da caixa do correio, da gaveta…) devem ficar no centro ou, idealmente, colocadas ao lado de uma chave maior que sirva como referência para localizá-las mesmo sem vê-las.
.
Passo 4: identificar e destacar o que merecer

A classificação em ordem de uso funciona bem quando seguimos uma sequência básica de uso das chaves: por exemplo, quando seguimos a rotina de abrir primeiro o portão externo, depois a portaria do prédio, a caixa do correio e finalmente a porta de casa.
.

Estas NÃO são as chaves que eu pintei

.
Mas há chaves que não abrimos em nenhuma ordem particular. Por exemplo, no meu escritório eu tenho 3 chaves visualmente parecidas que servem para abrir 2 gaveteiros e um armário de documentos. Passei algumas semanas me confundindo com elas, até que arranjei um pouco de tinta para modelismo (verde, vermelha e azul) e pintei as cabeças das 3 chaves com uma grossa camada, cada uma na sua cor – já que não havia no comércio local a opção de fazê-las já coloridas previamente. Para evitar de vez a confusão, fiz um discreto pontinho da mesma cor no pé dos móveis respectivos – e a partir daí acabou a dúvida.
.

O Lifehacker sugeriu pintar com esmalte de unha, mas eu tenho minhas dúvidas…

.
Como essas chaves não andam no bolso, provavelmente a tinta vai durar bastante nelas – e se ela se desgastar, eu volto a pintar, ou de repente já terei encontrado outra forma de diferenciá-las – como a pintura com esmalte de unhas que o Lifehacker indicou – mas não boto muita fé na durabilidade, mesmo se for aplicada uma grossa camada como a da foto acima. As leitoras que pintam as unhas regularmente talvez possam avaliar melhor!

.

Serra, lima e morsa de bancada

.
Uma alternativa que eu também uso (e também herdada do meu avô) resiste muito melhor aos maus-tratos dos bolsos e chacoalhadas a que os chaveiros estão sujeitos. E é bem simples: quando uma chave for usada com frequência mas tiver que ficar no meio do molho (pelos critérios apresentados acima), pode-se pegar uma lima, ou uma serrinha para metais, prender a chave firmemente em uma morsa (ou grampo, ou torno, ou o que você usar para dar firmeza e segurança à operação) e fazer um pequeno “dente” de 1×1mm na lateral da cabeça da chave (não esqueça de lixar depois, para não se cortar nem furar os bolsos).

Com isso, dá para achar a chave facilmente mesmo no escuro. A maioria das chaves tem a cabeça arredondada, e se só uma delas tiver um dente, você logo vai estar encontrando a chave certa antes mesmo de tirar o chaveiro do bolso.

Complementos criativos

Para mim o ideal seria ter um chaveiro que fosse tão pequeno quanto possível, e isso se consegue (também) limitando as diversas funcionalidades extras que se pode agregar a ele. Mesmo assim, eu não abro mão de duas delas, que ilustrarei a seguir.
.

Chaveiro-lanterna

.
A primeira é o chaveiro-lanterna com LED, cuja pilha já vem durando há muitos anos e já iluminou muitos corredores e escadarias quando faltou luz, o interior da caixa postal pra evitar ter de abri-la para ver se algo chegou, o interior do porta-malas quando cai algo pequeno dentro dele, e assim por diante. É baratinho, fácil de encontrar e ajuda nas mais variadas circunstâncias.
.

Swisstech Utili-key

.
A segunda é o Utili-key – até já escrevi um artigo inteiro sobre ela. Em resumo, ela se encaixa no chaveiro, têm o tamanho aproximado de uma chave de fusca, e oferece lâmina (inacessível quando no chaveiro), chave philips e de fenda, e abridor de garrafa.
.

.
A gambiarra acima não é minha, mas confesso que gostaria de ter os meios e habilidades para fazer uma dessas, usando as instruções do Instructables.
.

.

Estes pendrives em forma de chave, da Lacie, parecem também ser bastante práticos (especialmente o modelo pequeno), e certamente são criativos. Nunca usei, mas noticiei o lançamento deles, acrescentando alguns detalhes a mais.
.

.
Para fechar, temos a chave-chaveiro. Pode não ser perfeita (melhor seria se o anel dela fosse rotacionado 90 graus, para ela se encaixar lateralmente com as demais chaves do chaveiro), mas não há dúvida de que é uma idéia criativa.
.
Concluindo

Às vezes há pouco a melhorar nas tarefas do dia-a-dia, mas são justamente estes problemas pequenos (que às vezes nem reconhecemos) que usualmente oferecem grande sensação de benefício quando podemos torná-los mais eficientes, produtivos e efetivos.

Como na ocasião em que tratei de como tornar menos volumosa a sua carteira, tenho certeza de que muitos leitores terão suas próprias dicas e opiniões sobre o que foi apresentado. Se for o caso, compartilhe conosco nos comentários!

Nenhum comentário: