terça-feira, 7 de julho de 2009

Pontos de Cultura

.
Divulgada relação de projetos selecionados para os 40 Pontos de Cultura
.
A Agência Goiana de Cultura (Agepel) divulgou, terça-feira, 7 de julho, no Diário Oficial do Estado, a lista de projetos selecionados para os 40 Pontos de Cultura, na etapa final do Programa Mais Cultura - Cultura Viva. O mecanismo, em âmbito estadual, é uma parceria do Governo de Goiás, por meio da Agepel, com o Ministério da Cultura (MinC), que tem como objetivo apoiar, a partir de repasse de recursos financeiros, projetos deinstituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, que atuem na produçãoartístico-cultural há pelo menos dois anos.

O programa recebeu 107 projetos inscritos, os quais foram submetidos a rigorosa seleção, nos meses de maio e junho, a partir de três etapas de trabalhos: Análise de Documentos, Avaliação Técnica e Análise de Mérito. Os pontos selecionados recebem incentivos de R$ 180 mil cada um, durante três anos, em três parcelas de R$ 60 mil.

Três comissões compostas por representantes do MinC, da Agepel eespecialistas da sociedade civil, com reconhecida competência nas áreas de culturas populares, grupos étnico-culturais e expressões artísticas, entre outras, estiveram à frente das avaliações dos projetos. Especialmente nas duas últimas etapas, que contaram com a participação efetiva deespecialistas do MinC.

O próximo passo consistirá de visitas de uma equipe da Agepel, nas regiões contempladas, para adequações finais ao Programa Mais Cultura. A partir daí, será solicitada nova documentação dos projetos para oficialização de convênios, a ser realizada em Goiânia, pelo governo do Estado erepresentantes do MinC.

Descentralização da cultura

O Programa Mais Cultura - Cultura Viva é uma iniciativa que vem contemplar diversas regiões. A parceria entre MinC e Estado busca ressaltar o esforço do governador Alcides Rodrigues na descentralização da cultura popular em Goiás.

Os 40 Pontos de Cultura irão proporcionar, por meio do incentivofinanceiro, a oportunidade de instituições saírem do anonimato edivulgarem uma cultura que se caracteriza não só pelo segmento artístico, mas também pelo vínculo social. Alguns dos projetos desenvolvidos pelas comunidades chamam a atenção pela originalidade, como, por exemplo, no caso de Ipameri, que se destaca pelas oficinas de pipas, pintura e artesanato.

O município é referência pela confecção de cerâmica artesanal, decaracterísticas próprias, que ressaltam as culturas regionais enriquecidas pelo patrimônio da cidade. Símbolos da arquitetura local são usados na cerâmica, o que faz o diferencial do produto que é comercializado em larga escala.

Outras informações na Assessoria de Projetos da Agepel, telefones: (62) 3201-5112 / 3201-5113. E-mail: projetos@agepel.go.gov.br.
.

Fonte: Site Agepel

.

Dois projetos de Uruaçu estão entre os 40 seleciondos:

Projeto Circulando

(Grupo Teatral Limpando o Olho)

e

Projeto Memórias de Serra da Mesa

(Memorial de Serra da Mesa).

.

Nenhum comentário: