sexta-feira, 31 de julho de 2009

31 de Julho - Dia do Orgasmo

Por: Monika Baumann
.
Orgasmo - do grego orgasmós, de orgân, que significa ferver de ardor - é definido como o mais alto grau de excitação sexual e, portanto, o prazer físico mais intenso que um ser humano pode experimentar. Ele provoca algumas reações como aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, pupilas dilatadas e, na mulher, os músculos do aparelho genital contraem-se ritmicamente.

Se existe Dia dos Namorados e Dia da Amante, nada mais justo que comemorar o Dia do Orgasmo. A data comemora-se no dia 31 de julho e foi criada em 1999, por iniciativa de sex shops inglesas, depois que uma pesquisa divulgou que 80% das mulheres da Grã-Bretanha nunca chegaram ao orgasmo.

O objetivo? Lembrar a mulheres e homens da importância do seu próprio prazer. Com tanta correria, estresse, responsabilidades, acabamos levando para a cama um monte de encucações. Só que desse jeito forma-se um ciclo vicioso de problemas e o prazer fica em segundo plano.

O orgasmo feminino ainda é um mistério para nós mesmas, mas está cada vez mais fácil desvendá-lo. Basta livrar-se dos preconceitos e investir em conhecer melhor seu próprio corpo e o de seu parceiro. No Brasil, 10% dos homens e 30% das mulheres nunca experimentaram o orgasmo. Desta forma, fica difícil saber o que ele realmente significa (acredite, ele existe) e como se manifesta. Esta busca incansável, esta "caça ao tesouro" torna o orgasmo quase que uma obsessão.
.
Muitos médicos afirmam que ele diminui as tensões do dia-a-dia, melhora a qualidade do sono, aumenta a auto-confiança e por aí vai. Mas, pare para pensar: você não acha que toda esta tensão e ansiedade para achar o caminho certo te afasta cada vez mais do objetivo? O orgasmo é um evento físico e psíquico, então não adianta querer que seu corpo "funcione" se sua cabeça está uma pilha ("tenho que chegar lá", "será que agora vai?").

Às vezes, você pode pensar que tudo isto é uma bobagem e que não agüenta mais ouvir estas histórias: "relaxe", "não se cobre", etc. Entretanto, saiba que a maior parte das mulheres chegou ao clímax no momento em que pararam de pensar em chegar lá. Desta forma, deu para sentir melhor os toques, as carícias, os beijos e, dentro deste clima, o orgasmo chegou aos poucos e naturalmente. O orgasmo é o período de maior excitação durante o ato sexual ou a masturbação. Dura poucos segundos e é sentido de forma diferente por cada pessoa. Há, porém, as principais características do orgasmo sentido pela mulher e do orgasmo sentido pelo homem.

Para as mulheres o período de duração do orgasmo é mais extenso do que nos homens, e vai diminuindo lentamene. Quando ficam excitadas, as mulheres liberam um líquido lubrificante (por isso dizem que elas ficam “molhadinhas”). No momento do orgasmo, algumas delas acumulam esse líquido e liberam de uma vez, em maior quantidade, que é conhecido como a “ejaculação feminina”, porém este não é um termo correto, pois a ejaculação masculina é a liberação do sêmen, o que não ocorre com as mulheres. O orgasmo feminino geralmente se manifesta com a aceleração dos batimentos cardíacos, arrepio pelo corpo e tremor na barriga.

Para os homens o período de duração do orgasmo é mais curto, é um pico rápido de excitação seguido de ejaculação e depois ocorre um período de exaustão. Durante este pico de excitação, os homens também podem sentir tremor na barriga, aceleração dos batimentos cardíacos e suor.

Há uma prática oriental originada na Índia conhecida como “yoga tantrica” que defende a idéia de que o sêmen é essência divina e, portanto, não deve ser expelido pelo homem em todas as relações sexuais. Assim, eles aprendem a atingir o orgasmo e não ejacular em seguida, aumentando a força vital do homem. Conseguindo isso, eles também poderão – assim como algumas mulheres já conseguem – atingir diversos orgasmos durante a mesma relação sexual, os conhecidos “orgasmos múltiplos”.
.
Os efeitos benéficos da relação sexual são inúmeros: relaxamento, melhor circulação sangüínea, bom-humor, melhora a qualidade do sono e a auto-estima, ameniza as cólicas menstruais e dores de cabeça, queima calorias, fortalece a musculatura pélvica, aumenta a imunidade, regula os intestinos, previne o enfarte, retarda os efeitos do envelhecimentos, dentre outros.

Deve-se atentar, contudo, para situações e sensações que prejudicam a relação sexual: estresse, cansaço, depressão, pressa, baixa auto-estima, rotina, gravidez (em alguns casos). Nos adolescentes é muito comum também o medo de decepcionar o parceiro e a concepção de estarem fazendo “algo errado”.

É importante ressaltar que esse ápice de excitação não deve ser o único objetivo do sexo, pois o tornaria mecânico, seria um momento de cobrança para obter o melhor desempenho possível. A relação sexual deve ser sentida em todos os seus momentos: as preliminares, as trocas de carícias, a química, a entrega de um para o outro. O orgasmo é apenas conseqüência. Ademais, a ansiedade é fator extremamente negativo, dificultando tanto no orgasmo, como podendo acarretar na ejaculação precoce e na impotência.


Curiosidade

Os jogadores e futebol e os lutadores, em geral, são proibidos de manter relações sexuais durante determinado período antes das competições. A ausência de sexo os deixa com maior adrenalina, atentos, concentrados. Essa proibição também decorre da fadiga sentida pelo homem após a ejaculação, que é tão grande que os franceses a denominam de “la petite mort” (“a pequena morte”).
.
.
.
************************************
.

Data mundial criada na Inglaterra, o dia 31de julho tem o objetivo de manter acesa a discussão sobre a libido e as disfunções sexuais que afetam pessoas em todo o mundo


Carmita: boa sexualidade reflete saúde
.
Parece estranha a idéia de um dia dedicado ao orgasmo. Por que a sociedade precisaria de uma data para lembrar tal estado de excitação? Alguns podem achar que sentimentos mundanos estão dominando discussões nacionais, ou que a mídia se rendeu ao marketing escrachado, incentivado por aqueles que querem lucrar com o problema alheio. Puro preconceito. O Dia do Orgasmo, em 31 de julho, é mais do que isso. É tempo para refletir: as pessoas estão fazendo sexo com menos qualidade e boa parte da população não consegue sequer ter desejo sexual. Satisfaçãosexual é sinal de qualidade de vida, respaldado pela Organização Mundial de Saúde.
.
O Dia Mundial do Orgasmo foi criado há quatro anos, na Inglaterra, por redes de sex shops. Pesquisas feitas por essas lojas revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações. Em termos de insatisfação sexual, os brasileiros não ficam longe. A presença ostensiva de sexo na tevê sugere um povo versado e realizado sobre o assunto, fantasia esta, porém, que não condiz com a realidade. Estudo conduzido pelo Projeto de Sexualidade da USP (ProSex) detectou que 50% das brasileiras têm problemas com a ausência de desejo, falta de orgasmo, dificuldade de excitação ou dor durante a penetração – algumas delas têm mais de uma queixa. Um paradoxo num país com sexo tão presente no cotidiano. Os homens brasileiros também têm problemas. Cerca de 12 milhões deles sofrem de alguma disfunção sexual e é certo que a insatisfação nesta área sinaliza algum problema de saúde e contribui para conflitos do casal.
.
As pesquisas são respaldadas por investimentos da indústria. O mercado que promete melhorar a vida sexual da população é imenso e se divide em setores que vão desde a mais antiga profissão do mundo às sex shops, psicoterapias e redes de motéis até a tecnologia dos laboratórios farmacêuticos. Hoje, brasileiros já contam com opções da medicina para o tratamento oral da disfunção erétil. Além do sildenafil, pioneiro no mercado, novos produtos, entre os quais o vardenafil e o tadalafil, prometem outras vantagens, tais como ação mais rápida e duradoura. Para as mulheres,o orgasmo pode ser resgatado graças aos bons resultados com a bupropiona, antidepressivo que não inibe a libido e favorece o interesse sexual.
.
Esses medicamentos ajudam a minimizar os distúrbios, e transformam temas tabus, como impotência ou falta de libido, em oportunidades para se tratar de temas de saúde.O que não se deve, entretanto, é deixar para a indústria e seus eventuais lançamentos a responsabilidade da discussão. É preciso ecoar a mensagem de que a sexualidade de um povo reflete a sua saúde. Uma relação sexual malsucedida pode representar problemas como depressão, ansiedade, estresse, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, neurológicas ou endocrinológicas.
.
As pessoas têm o direito de fumar e não praticar exercícios, mas precisam saber que o fumo e o sedentarismo, da mesma forma que outros hábitos de vida não saudáveis, podem conduzir à disfunção sexual. No caso das mulheres, a falta de libido muitas vezes mascara problemas mais sérios, como a depressão. Mais de 50% dos casos de disfunção sexual feminina está associada ao quadro depressivo ou é conseqüência de efeito colateral de medicamentos.
.
A proposta do Dia do Orgasmo não tem como finalidade decretar mais um feriado, mas debater o assunto nas diversas esferas sociais. Isso inclui a instituição de educação sexual de qualidade nas escolas, mais consciência quanto ao uso de preservativos e mais esclarecimento sobre as causas da falta de desejo sexual e da disfunção erétil. Não há justificativa para a perpetuação de problemas que podem e devem ser resolvidos. E o principal remédio ainda é a discussão franca e isenta de preconceitos.
.


*******************************

Ah o orgasmo. Apenas alguns segundos de prazer máximo podem fazer com que guerras sejam vencidas, famílias desfeitas, milhões de reais gastos, necessidades inventadas, tudo por causa da maior sensação de prazer que pode ser atingida pelo homem.
.
Hoje, 31 de julho, é dia do orgasmo. Como datas como o dia do amigo, dos pais e das mães, todo dia é dia de orgasmo. Se muitas pessoas pelo mundo se preocupassem em ter mais orgasmos em vez de fazer guerras, falar da vida alheira, jogar ovo em quem esivesse passando na rua ou outras besteiras, o mundo seria bem mais divertido e as pessoas muito mais saudáveis.
.
A data de hoje foi inventada por uma rede de sex shop ingleses para vender mais apetrechos sexuais (sempre o capitalismo selvagem dominando o mundo das datas comemorativas). Muito mais que vender apetrechos, a data serve de motivo para todo mundo se inspirar e ter pelo menos um orgasmo hoje. Ou pelo menos ficar por dentro de dez curiosidades que você precisa(ou não) saber sobre o orgasmo:
.
* Orgamos é uma palavra grega que significa ferver de ardor.
* Um cientista dinarquês descobriu que as paredes da vagina soltam uma descarga de 244 minivolts, com isso 5 mulheres podem acender uma lâmpada de um volt com seus orgasmos.
* O orgasmo do coelho dura apenas quatro segundos, enquanto o do porco pode durar horas.
* O primeiro orgasmo apresentado na televisão brasileira foi encenado por Regina Duarte, no seriado Malu Mulher, de 1979, quando em uma cena de sexo a mão de Regina abre como se fosse num espasmo, o que deu a ideia de ser um orgasmo.
* Em alguns municípios do Brasil o orgasmo é comemorado em diferentes dias. Em Vila Velha-ES, dia 31 de março; em Esperantina-PI, dia 9 de maio.
* Por ejaculação o homem produz em média 300 milhões de espermatozóides, que saem com 36 graus, numa velocidade de 10 km/h.
* Um desenho encontrado numa caverna em 3200 a. C. mostra um casal tendo relações sexuais, a mulher estava por cima.
* O orgasmo do homem dura de 2 a 10 segundos, da mulher de 7 a 20 segundos.
.
Do site desciclopédia, no verbete
Orgasmo Musical as seguintes pérolas:
.
* "Relaxa e goza" - Marta Suplicy sobre Orgasmo Musical
* "Maaaaa é bom ou não é??? - "Silvio Santos sobre Orgasmo musical
* "E quando tão loca, me beija na boca e me ama no chão!" - Wando sobre Orgasmo musical
* "I try and I try and I try and I try" - Rolling Stones sobre Orgasmo musical
.

Fonte: Trash Blog

Nenhum comentário: