quarta-feira, 15 de julho de 2009

15 de julho - DIA INTERNACIONAL DO HOMEM [ I ]

Por: Walter Nunes Braz Junior

Para os que não sabem (que não são poucos, inclusive entre as mulheres), o Dia Internacional da Mulher é uma data celebrada desde 1910. Em 8 de março de 1857, 130 operárias de uma fábrica em Nova Iorque entraram em greve pela redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia, foram trancadas na fábrica e o prédio foi queimado.

Quantos, em séculos passados, temiam uma revolução feminista ao menor direito dado às mulheres? Mas e daí que as mulheres desse início do século XXI escolham quando e com quem vão se casar, sejam alfabetizadas, possam se candidatar à presidência e, algumas, usem minissaia e tenham piercings? Que mulheres vemos? Mulheres que continuam aceitando a lavagem cerebral de que têm de ser mães, ser exclusivas de um único homem, ter um corpo dito perfeito e não parecer nem de longe uma "safada". Mulheres que, com honrosas e gratificantes exceções, têm o nariz empinado quando não têm baixa auto-estima; usam roupas minúsculas quando não acham que não devem expor os joelhos; são competitivas quando não são servis; são frustradas com o casamento quando não são frustradas por não terem se casado; são intelectualóides quando não são alienadas. Quantas mulheres se importam com as homenagens ao Dia Internacional da Mulher retratarem não uma mulher, mas um estereótipo feminino?

Agrada a muitas mulheres ver os homens se rendendo ao arrastão femista. Parece que a cada cargo de chefia conquistado por uma mulher, a cada formatura de uma mulher em um curso de maioria masculina, a cada mulher que se impõe em um ambiente de trabalho, o homem é como um invasor de uma propriedade expulso pelo proprietário. Da confusão entre femismo e feminismo vem a confusão entre anti-femismo e machismo. Um texto interessante sobre isso é "Qual a diferença entre feminista e femista", do blog A Vez das Mulheres.

Dia 15 de julho é o Dia Internacional do Homem. Quantos sabem? Porque o comércio não se prepara para esse dia como se prepara para o 8 de março? Será aquela confusão entre feminismo e femismo, querendo que os homens tratem as mulheres não como iguais em valor, mas como um misto de vítima e superior?

Homem também tem valor. Vários são bons pais, filhos e esposos. Vários são bons profissionais, dedicados não só ao trabalho como ao público-alvo. Vários são amigos, amáveis, divertidos, inteligentes. Vários homens têm qualidades mal conhecidas, especialmente pelas mulheres, para muitas das quais eles são os carregadores de peso, os pagadores de contas, os que observam seus decotes como se devessem ter desviado os olhos, os adversários do mercado de trabalho, as escadas profissionais. Eu mesmo gosto de ser homem porque serei mais um homem a não ser machista, intratável, ciumento e reprodutor de um mundo ruim em vários aspectos (apenas não sou partidário do amor platônico e do que chamam de respeito, porque não tenho coisa alguma contra o sexo).

Ao longo da História, vários lutaram, alguns com mais sucesso, por um mundo melhor. Certamente foi o caso daquelas operárias. Se você é homem, já pensou em um mundo sem machismo ou femismo, e sem o preconceito, a repressão sexual e a competição regulando a relação entre homens e mulheres? Feliz Dia Internacional do Homem.

Nenhum comentário: