terça-feira, 16 de dezembro de 2008

15 de Dezembro - Dia do Esperanto

Ludwig Lejzer Zamenhof (1859-1917), "La Majstro"
.
A vida admirável do Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, cujo nome se tornou conhecido em todo o mundo pela Língua Internacional que criou, teve início na pequena Byalistok, na Polônia então dominada pelo Império Russo, em 15 de dezembro de 1859. De origem israelita e educação cosmopolita, o “médico esperançoso”, cujo cognome se vincularia de forma definitiva à sua genial criação, desde cedo foi educado para ver todos os seres humanos como compatriotas e colegas na grande obra de edificação da civilização mundial.
.
Em Zamenhof, mais que em qualquer vulto histórico, confirma-se o conceito de que a obra que imortaliza o grande homem é muitas vezes um sonho de criança, realizado na maturidade. Colocado numa encruzilhada social de preconceitos étnicos exacerbados por línguas diversas, que apartavam os seres humanos uns dos outros, Zamenhof tomou para si, desde a infância, a idéia de que um idioma comum que moderaria as dissensões oriundas da incompreensão. Esta origem altruísta do Esperanto explica, em grande parte, o seu êxito na concorrência com muitas outras línguas projetadas, que permaneceram inertes e sem vida, tanto é certo que não só o cérebro rege e domina os fatos do mundo. A “idéia interna” do movimento esperantista é, nesse sentido, a concretização da terceira parte do lema da Revolução Francesa de 1798: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
.
Por outro lado, Zamenhof, homem prático, não se deteve em vãs elocubrações, mas pôs em funcionamento o idioma que iniciara. Entabulou copiosa correspondência interncaional e escreveu excelentes obras, sobretudo traduções de várias línguas, as quais deram ao Esperanto singular flexibilidade. Sua versão da Bíblia, traduzida diretamente do original hebraico para o Esperanto, é um monumento que bastaria para assegurar a vitalidade da Língua Internacional. Mais: Zamenhof, que era inspirado poeta, preocupou-se igualmente com o aspecto estético da sua criação, convencido de que a beleza é essencial em qualquer língua. A pátria de Zamenhof, situada entre o Oriente e o Ocidente, foi o lugar de nascimento propício para o homem que construiu uma ponte entre esses dois hemisférios.
.
Dando prova da sua entranhada generosidade, Zamenhof não só renunciou qualquer direito sobre a sua criação, mas consentiu mesmo em dissociar o Esperanto de sua própria pessoa e de suas próprias idéias filosóficas, entregando-o aos cuidados da crescente comunidade de esperantistas de todo o mundo. O Mestre morreu em Varsóvia, em 1917, em pleno período da Primeira Guerra, não podendo resistir - e nisto se assemelha a outro imortal inventor, Santos Dummont - à dor que lhe causava o eclipse, embora momentâneo, do seu magnânimo ideal,em meio à matança generalizada. Vale a pena rememorar a vida desse genial benfeitor da Humanidade, cuja obra a UNESCO reconheceu em duas Conferências Gerais, recomendando o Esperanto à adoção pelos Estados membros.
.
Mundialmente reconhecido como Dia do Esperanto, 15 de dezembro é, portanto, de uma enorme simbologia para os esperantistas, que aproveitam a ocasião organizando atividades diversas, entre as quais pronunciamentos, entrevistas, eventos festivos, etc, em homenagem a Zamenhof e sua iniciativa rumo à democracia lingüística, potencializando a idéia da adoção de uma língua internacional neutra.
.
.
Esperanto
.
“O Esperanto é uma língua viva, usada por uma coletividade disseminada pelo mundo inteiro, com uma cultura própria, impregnada dos ideais que oferecem consistência ao espírito do idioma e se manifesta nas atividades do Movimento Esperantista sempre voltada para a paz, a justiça, a fraternidade nas relações entre os povos, sendo a Internet um campo por excelência para que essa coletividade prove e afirme o seu legitimo caráter internacional. Desde o dia cinco de novembro do ano passado, está em funcionamento o primeiro canal de televisão a usar exclusivamente a Língua Internacional Neutra – Internacia Televito (Televisão Inrternacional) –, e a que se pode assistir em todo o mundo através da rede de computadores acesso em http://internacia.tv/.
.
.
Fonte: Revista Reformador, ano 124, nº 2122, de janeiro de 2006
.
.
.
.

Nenhum comentário: